Seguidores

Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Aniversário de Volpi

Alfredo Volpi, se estivesse vivo, estaria fazendo aniversário hoje. Ele nasceu na Itália, no dia 14 de abril de 1896 e faleceu em 28 de maio de 1988, com 92 anos, em São Paulo. Embora nascido na Itália, passou a vida no Brasil, pois veio com os pais imigrantes em 1897. Era auto didata e nada conservador em suas pinturas.



Artista plástico Alfredo Volpi ao lado de "Um Papagaio de Papel", em junho de 1956



Trabalhou como artesão, marceneiro, entalhador, entre outros ofícios. Firmou-se como pintor, após iniciar sua participação em mostras coletivas em 1925. Na década de quarenta, participou do grupo Santa Helena ( artistas que se reuniam no palacete Santa Helena,em São Paulo, para retratar paisagens e costumes paulistanos); embora destoando das técnicas e estilo conservador utilizado pelos artistas do grupo, foi onde conheceu o pintor italiano Ernesto de Fiori, que influenciaria suas obras, de uma forma mais marcante.Também sofreu influência de pintores impressionistas e clássicos como Cézanne, Giotto, Ucello., até chegar ao próprio estilo e marca registrada: as formas geométricas e bandeirinhas.

Pintou também paisagens marinhas após sua estada em Itanhaém, cidade do litoral paulista, onde foi morar acompanhando sua esposa, que fora tratar de um problema de saúde, mas a sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, foi a fase das bandeirinhas, em seu trabalho intitulado "Bandeiras e Mastros".

Preparava suas próprias tintas, adicionando pigmentos naturais, clara de ovo e outras substâncias como argila, a emulsões de verniz. Suas telas também eram preparadas por ele.

Ganhou o prêmio de melhor pintor brasileiro, na 2ª Bienal de São Paulo, tornando-se assim, a partir daí, um pintor famoso, inclusive no exterior, expondo suas obras até mesmo em Veneza.

Volpi estava sempre muito bem informado das correntes artísticas do seu tempo,embora não se filiasse a nenhuma delas, pois mantinha sempre seu estilo e trajetória extremamente pessoal.

Algumas obras:











Fontes:






Imagens: reproduções da Internet

2 comentários:

  1. BOM DIA, COLEGA ANALAICE!!!
    É... VOLPI FOI SEM DÚVIDA UM GRANDE ARTISTA QUE DEIXOU UM LEGADO IN CRÍVEL EM SUAS OBRAS. PARABÉNS AO GRANDE MESTRE. QUEM FOI REI, NÃO PERDE NUNCA A MAJESTADE! ;)
    Ô, COLEGA!
    VENHA CONFERIR EM "GAM DOLLS (2)" A MINHA RIFA ESPECIAL DE DIA DAS MÃES.
    SÃO 4 BONECAS+2 BRINDES+ FRETE GRÁTIS (PRO BRASIL). TÔ DESEMPREGADA E ESSE DIN-DIN, ME QUEBRARÁ UM GALHÃO! PARTICIPE, AGRADEÇO, DE CORAÇÃO! :)
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, com simplicidade e um excelente resultado, Volpi conseguia traduzir poesia em suas telas...Bjs...

      Excluir

Obrigada por seu recadinho!