Seguidores

Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia do Artista Plástico, Homenagem e Ganhei Sorteio...


Hoje comemora-se o Dia do Artista Plástico, confesso que não sabia, e fiquei sabendo ao receber um e-mail da Condor pela manhã, dando os parabéns.

Obrigada Condor pela lembrança!



  Apesar de ter feito Ed. Artística, com a Habilitação em Artes Plásticas, não me lembro desta data ser comemorada durante o curso, ou faltei a esta aula....rsrsr...

Fiz uma breve pesquisa, mas não achei o dia em que começou  a comemorar-se, somente descobri o porque e vou dividir com vocês:     

data foi escolhida para homenagear  José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu  neste dia, no ano de 1851, na cidade de Itu (SP). O pintor foi escolhido como ícone da classe no Brasil, por ter se consagrado graças a obras como Caipira picando fumo e O violeiro e Saudade, destaques de uma carreira que inclui estudos na Academia Imperial de Belas-Artes e formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris.

Foi considerado o precursor do Realismo, na História da Arte Brasileira, justamente por expressar os regionalismos em suas obras e retratar o homem do interior... Ele faleceu no ano de 1899, precocemente, com 49 anos, assassinado por seu primo, marido da mulher com quem ele mantinha um relacionamento secreto de vários anos.


Caipira picando fumo


........................................................................


E para vocês, que seguem meu Blog,  também faço minha homenagem...




Esta imagem, fiz quando ainda cursava a Faculdade de Ed. Artística, trata-se de um estudo de cores, formas, desenho, harmonia e equilíbrio, que são alguns requisitos para que se faça um quadro ou outra obra de arte.

 A proposta era a seguinte: pegar um retalho de tecido, colar no canson e depois seguir completando toda a extensão da folha de papel. Neste caso foi usado o tamanho A2 e a técnica utilizada por mim, o lápis de cor... O tecido usado, foi um retalho de jersey, que era mole e elástico e não aderia muito bem ao papel, se mexendo durante o processo do desenho. Apesar da trabalheira, adorei o resultado, tanto é que tenho até hoje, e lá se vão uns 20 anos...rsrsrs...Não vale fazer a conta da idade....rsrsrs....


............................................................................................................


E hoje também fiquei muito feliz, pois fiquei sabendo que fui sorteada pelo blog da Dinha, no sorteio em conjunto com a Editora Minuano. Quando chegarem as revistas para mim e minha mãe (é isso mesmo, para nós duas), mostro pra vocês... Obrigada Dinha, pela oportunidade!!!

Beijos!!!!


Fontes da Pesquisa sobre Almeida Junior e o dia do Artista Plástico. Saiba mais em...








8 comentários:

  1. adorei a postagem maravilhosa adoro aprender coisas novas, parabens minha linda por tudo bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço por todas as oportunidades...Bjs...

      Excluir
  2. Oi Amiga, Parabens,rsrsrsr, eu como sempre atrasada.
    Lindo o seu quadro, parabens pelas revistas Ana, que bom que sua maré de sorte voltou,rsrsrsr. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltou e espero que fique por aqui...rsrsrs...mas mando um pouquinho pra vc também....bjs...

      Excluir
  3. Oi Analaice!

    Belo post! Voltarei para ver o vosso prêmio, meninas!
    Um ótimo final de semana!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde minha linda fiquei muito feliz com sua participação no sorteio do meu blog ,obrigada e um ótimo final de semana ,bjs.http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu recadinho!