Seguidores

Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Almofadas para a copa


Vejam que ideia legal...



São três almofadas nos formatos geométricos e cores da nossa bandeira: o retângulo verde, o losango amarelo e o circulo azul anil...

Com a chegada da copa aqui no Brasil, as cores e símbolos do nosso país estão em alta. Eu particularmente sempre gostei muito deste nosso símbolo patriótico, acho-a muito linda e poética suas representações: o verde da mata, o amarelo do ouro e riquezas e o azul do nosso céu estrelado...


Para ilustrar:

"A Bandeira

A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano, país, município, intendência, província, organização, sociedade, clã, coroa, reino. Ou seja, todo ente constituído, seja uma nação e seu povo, até mesmo uma família tradicional, desde que reconhecidos pelos entes interagidos por Lei ou tradição. O estudo das bandeiras é conhecido como vexilologia, da palavra latina vexilum, antiga insígnia das Legiões Romanas.
A bandeira nacional do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889 e, segundo recomenda o decreto de lei n.º 4, tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10 e inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessado por um dístico branco com as palavras "Ordem e Progresso", em letras verdes, assim como vinte e sete estrelas de cor branca. É uma da uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possuem em nenhuma parte as cores preta ou vermelha — geralmente associadas a guerras ou ao sangue — na sua composição.
  • Significado
Apesar de muito se especular, o decreto que originalmente determina os símbolos da nova nação, assinado aos 18 de setembro de 1822, nada oficializa sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas. É difundido, todavia, a crença de que, originalmente, a cor verde simbolizava a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro II de Portugal, ao passo que a amarela simbolizava a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina. O losango é um símbolo heráldico ligado ao feminino, reforçando a associação à imperatriz.
Ainda hoje, não foi expedido decreto que defina oficialmente os significados de cada cor e forma, sendo difundida, todavia, a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu. As estrelas, que representam os Estados que formam a União, e a faixa branca estão de acordo, respectivamente, com os astros e o azimute no céu carioca na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30 (doze horas siderais), e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste. A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca das condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).
  • Sobre as estrelas
A estrela Espiga, situada acima da faixa branca, representa o estado do Pará, que, à época da proclamação da República, era o único Estado cuja capital, Belém, situava-se acima da linha do Equador. As estrelas do Cruzeiro do Sul representam os cinco principais Estados de então: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. Brasília, fundada quase meio século depois, foi representada pela estrela sigma do Octante, também chamada de Polaris Australis ou Estrela Polar do Sul, por situar-se no Pólo Sul celestial (em contrapartida a Polaris, situada no Pólo Norte celestial). Apesar de ser pouco brilhante e estar próxima ao limite de visualização a olho nu, essa estrela tem uma posição única no céu do hemisfério sul, pois é em torno dela que todas as estrelas visíveis giram. Além disso, Polaris Australis sempre está acima da linha do horizonte e pode ser vista em qualquer dia e em qualquer horário de quase todos os lugares abaixo da linha do Equador."

- fonte: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=5556



Quer aprender a fazer estas lindas almofadas em tricô para decorar sua casa? A Coats nos disponibiliza os gráficos e receitas. Clique aqui e faça as suas... Elas farão sucesso junto com a torcida pelo Brasil!!!

Beijos,  rumo ao hexa!!!

VAI BRASIL!!!!!


- crédito da receita e imagem das almofadas: http://www.coatscrafts.com.br/

4 comentários:

  1. Oi Analaice.Tudo bem?
    Achei bem interessante as almofadas. E não parece difícil.
    Bom resto de semana!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Querida Analaice
    Que lindas almofadas!
    Obrigada por disponibilizar tanta informação sobre a bandeira brasileira.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

Obrigada por seu recadinho!