Seguidores

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Desafio Da Lih - Chapeuzinho de Tampinha- PAP - II


Vamos participar???





Segue mais um PAP, preparado especialmente para o desafio da Lih...Eu aprendi a fazer este chapéu com minhas amigas D. Nilcéia (já falei dela aqui no Blog), infelizmente já falecida e D. Ziza, um amor de pessoa, sempre disposta a partilhar o que sabe, pena não estar nesta esfera blogueira...

Trata-se de um chapéu feito com tampas de refrigerante (aquelas plásticas).
O material que você vai precisar: cartolina ou papelão para a base, tampinha de refrigerante, tesoura, cola branca, e o barbante ou fio grosso, neste caso verde para o desafio, mas pode fazer da cor que preferir.




Providencie um copo para fazer a base (aba do chapéu). Você vai desenhar o fundo deste copo na cartolina e centralizar a tampinha dentro deste círculo desenhado...

Estava eu neste passo quando acabou a bateria da câmera.....aiaiaiaiaiaiai...... decidi terminar sem fotografar e colocar a dita cuja para carregar.... Como demora, terminei antes porque fiquei sem paciência de esperar... No final mostro o resultado....


Comecei tudo de novo, só que daí aproveitei para fazer agora com o fio barroco para ver o efeito...

Bom, paramos no passo do desenho na cartolina com o fundo do copo. Centralize a tampinha e cole. Dá até para ver um pouco da cola que separei num envelope que iria para o lixo, para não ficar deixando o vidro aberto secando...



Espalhe a cola no fundo, centralize o início do fio e vá colando como se fosse um caracol (como no PAP do porta guardanapo, a diferença é que não precisa fazer as correntinhas, porque se não ficará grosseiro).



Vá assim passando cola e colando o fio até o final, ou seja chegar no desenho que fez. Eu dei uma volta a mais para aproveitar a parte escura do fio, dando assim um efeito bonito....Note que cortei e deixei a pontinha perto para vocês verem. Terminada esta etapa, recorte com cuidado o excesso de cartolina.



Aqui você vê como ficou por baixo. A cartolina é vermelha laminada, porque era a que eu tinha no momento, mas pode usar uma na cor do chapéu ou combinando com ele.



O chapéu está finalizado e agora você pode decorar e utilizar...

Voltemos ao primeiro modelo, lembram???Ficou assim depois de finalizado... 



                                                                                                                                                                 Fiz inspirado naqueles de damas antigas...Colei rendinha em volta, sianinha, lacinho e finalizei com hidromiçangas douradas. O brilho em cima é porque espalhei a hidromiçanga com os dedos antes de secar...

Você poderá usar como imã de geladeira (é só colar um pedacinho de imã em baixo do chapéu), dar de lembrancinha de aniversário ou chá de cozinha, pendurar em base para chaveiro, ou mesmo na cabecinha de um bonequinha pequena (para isso corte o fundinho no centro, só tome cuidado para deixar uns 2 milímetros da borda da tampinha, onde a base ficou colada, para não descolar...).

As meninas vão adorar!!!



No segundo chapéu, não fiz nada porque o próprio fio já deu o efeito...Peguei então aquele fio para crochê dourado e com a ajuda de uma agulha de costura fiz uma argolinha (se você tiver um elo grande não precisa fazer isso). Atenção porque não pode ficar muito na beirada da aba, porque se não rasga, lembre que a base é de papel...

Eu já tinha feito a algum tempo esse crochezinho de fio dourado com miçangas verdes e estava jogadinho nas minhas coisas sem utilidade...Pronto achei uma!!!!!rsrsrsrsrs




Virou um colar com o pingente de chapéu!!!


Você pode usar com uma fita de cetim, também ficará lindo...

Agora você vê os dois chapéus juntos... Eu não fiz colar do primeiro, porque testei e achei que não combinou, pois está muito rebuscado.
O segundo ficou mais "clean", e serviu melhor para esta função, na minha opinião...





Aqui outra sugestão de cor, pena que não dá para ver o detalhe da  fitinha verde amarela. É um chapéu sambista torcedor do Brasil...Fiz como chaveiro para dar em uma reunião masculina. Fica a sugestão para trabalhar com alunos e dar de lembrancinha para o dia dos pais...





Espero que tenham gostado!

Beijos

19 comentários:

  1. NOSSA, TUDO QUE VC FAZ É TÃO LINDO E SEU PAP É TÃO EXPLICADINHO QUE FICO QUERENDO FAZER RSRSRSRS
    ARRASOU... ADORO SUA PARTICIPAÇÃO,SEMPRE SERA BEM VINDA

    SABE QUE JA FIZ A CAIXINHA DE LEITE INSPIRADA NA SUA, FICOU LINDA, LOGO VOU POSTAR...
    E QUERO FAZER O CHAPÉUZINHO TBM, LHE DANDO OS CREDITOS DA IDEIA CLARO...
    JA SABE COMO FUNCIONA NEH, VOU COLOCAR NA PAGINA E NO SORTEIO, A CHAMADA SERA MAIS PRA FRENTE RESPEITANDO A ORDEM

    MUITO OBRIGADA PELA LINDA PARTICIPAÇÃO, TENDO MAIS IDEIAS,MANDA PRA NÓS

    BJUS E BOA NOITE

    LIH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lih,vou lá te deixar um recadinho...Bjs...

      Excluir
  2. Boa tarde, vim retribuir a sua visita. Que pena que estou com o mesmo problema. não estou conseguindo seguir.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. oi Amiga, não está aparecendo a minha fotinha somente uma silhueta, mais já estou te seguindo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, obrigada pelo comentário!
    O seu post não fica para traz não, está muito lindo e criativo.
    Ótimo domingo!
    Bjs♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anjos, também gostei da sua criatividade...Bjs.

      Excluir
  5. Olá querida!!
    Faço parte das blogueiras unidas..

    Estou te visitando e já te seguindo, pois amei seu cantinho.
    Está maravilhoso. Parabéns.
    Ficarei muito feliz com sua presença no www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br
    Fica com Deus e que bençãos seja derramadas em sua vida hoje e sempre.
    Feliz semana!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!!
    Muito obrigada por seguir.
    O pequeno príncipe é eterno em nossas vidas rsrs
    Muitíssimo obrigada e fique com Deus

    ResponderExcluir
  7. Ta brinacando né Ana, os seus trabalhos que são maravilhosos, os meus eu ja estou até enjoada de ver,rsrsr amei o chaveiro de chapeu na tampinha, vou querer um,rsrsrsrsr.
    Raios de Alegria Artesanatos Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!Achei ótima a ideia da Lih, porque assim a gente vê um monte de coisas diferentes das que a gente faz não é mesmo???Bjs...

      Excluir
  8. Adorei a ideia...Parabéns.

    Boa semana
    Marcela
    essenciapontocruz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcela, desculpe a demora na resposta, mas às vezes me enrolo e "como bola" no Blog...Passei lá no seu também....Bjs...

      Excluir
  9. olá, fiquei com uma duvida! como faço pra prender a tampinha na cartolina? posso substituir por eva?
    tessaropet@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi lá no seu Blog...Você viu?

      Bjs...

      Excluir

Obrigada por seu recadinho!