Seguidores

domingo, 16 de agosto de 2015

Espaguete alho e óleo com sardinha


Meu marido ama espaguete alho e óleo, mas tem que ter sardinha ou atum junto... Minha sogra cozinhava muito bem e ela se foi em 2001, amanhã fará 14 anos. Ela fazia muito o tal espaguete e meu marido vive querendo que eu faça. Eu não gosto de sardinha, peixe e afins, também não sou muito chegada em alho...Então já viu, nunca me interessei em aprender com ela e todas as vezes que tento fazer não fica muito bom, mas ele até come... Dessa vez, resolvi fazer (de tanto ele ficar pedindo), fiquei com peninha e resolvi me esmerar e pesquisar mais, antes de arriscar. Pedi ajuda pros universitários, ....kkkkk.... e pesquisei muito no google, que é uma mão na roda...kkkk.... Depois disso, tirei minhas conclusões, adaptei daqui e dali e parti pro fogão. 

Eis o resultado...


Querem saber como eu fiz?

espaguete
alho
sardinha em lata
óleo ou azeite
cheiro verde (salsinha e cebolinha)
orégano à gosto
água 


Fiz assim:

O espaguete usei o número 8 daquela marca que o nome é o mesmo da avó do Pedrinho e Narizinho (personagens do livro do Monteiro Lobato) do Sítio do Pica-Pau Amarelo...rsrsrs... Não usei o pacote todo, usei mais ou menos 400 gramas para cozinhar al dente (quer dizer quando ainda resiste à mordida mas está perfeitamente cozido, em outras palavras, meio durinho mesmo). Para cozinhar usei água filtrada, umas gotas de vinagre (opcional, pois usei para não deixar a panela preta), um fio de óleo e um pouquinho de sal.

Enquanto a água fervia para cozinhar o macarrão, hora de descascar o alho. Usei uma cabeça menos, três dentes. Se quiser use-a inteira. Pique em pedaços grandes ou miúdos, como preferir, dê uma amassadinha também, para potencializar o gosto e aroma.

Coloque um fio de óleo ou azeite caprichado (acho que mais ou menos umas cinco colheres de sopa) numa panela, com fogo bem baixinho. Coloque o alho e deixe fritar bem devagarzinho (este é um dos segredinhos que descobri nas minhas pesquisas). Acrescente tempero à gosto, eu coloquei um pouco daquele tempero completo da tampinha azul sem pimenta industrializado, o equivalente a uma colher de chá, orégano, cebola e alho batidos no liquidificador (que eu já tinha na geladeira) o equivalente a mais ou menos uma colher de sopa e uma pitada de sal. Mexa e acrescente a sardinha em lata, use uma ou duas latas, como preferir. Ele quis com uma lata só. Deixe-as "fritar" um pouquinho, com os alhos e temperos, coisa de um minuto, dando uma mexida (porque elas já são cozidas). Coloque um pouco do cheiro verde picado à gosto. Elas vão desmanchar um pouco, por isso não deixe muito tempo, a não ser que prefira assim.

O macarrão já está al dente, então escorra de forma que não perca a água que cozinhou. Não passe na água fria, tem que deixar resíduo do amido do macarrão para ele ficar mais saboroso (outro segredinho para aderir o molhinho de alho). Coloque na panela em que  está o alho com a sardinha e acrescente uma concha da água do cozimento do macarrão. Deixe um fogo bem baixinho, misture bem, se sentir que acrescentou muita água aumente o fogo para apurar um pouco e se achar que está muito seco coloque um pouquinho a mais da água do cozimento, daí é a seu gosto.... É só servir e bom apetite!!! Pelo menos pra ele, que adorou e se lambuzou...Aprovado!!! Disse que a nota era 10!!! Então valeu e fiquei feliz por isso!!!

Agora e eu??? 

Como não sou boba nem nada, separei um pouco do macarrão cozido (antes de deitá-lo na sardinha e alho) e à parte coloquei uns temperinhos na panela, um sachê de molho pronto, cheiro verde, milho  e apurei, claro que com orégano também que amo... E aí está também meu macarrão prontinho, com queijinho ralado, delícia...





Beijos...


18 comentários:

  1. Hummm, vi e aprovei a receita. Mesmo sem experimentar, já deu p/notar que deve ter ficado uma delícia, e se o marido aprovou, eu assino embaixo kkkk
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. deu agua na boca amei, passando pra te desejar uma linda semana bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visitinha e carinho sempre!!! Bjs...

      Excluir
  3. Oi, Analaice!

    Eu ia querer experimentar os dois!! Hehehe Parecem deliciosos!
    Que bom que a sua pesquisa rendeu bons resultados... O google pode ser ótimo mesmo! Hehehe

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Analaice!

    Pode me servir o prato do teu maridão... Hehehe Adoro massa com alho e óleo (azeite), pizza alho e óleo, etc.etc. Faço muito... O que eu nunca coloquei neste prato, foi a sardinha, mas deve ficar ótimo!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem gosta é ótimo mesmo...kkkk....o que não é meu caso....kkkkk....Pode colocar também atum ou brócolis, como ela também fazia....Bjs...

      Excluir
  5. Olá Ana,vc bem espertinha hein?Separou um pouquinho e fez com molho.Eu adoro as duas versões e muito queijo parmesão ralado.Bjs.Fica com Deus e muito bom saber que vc está recuperada.Obrigada pelo carinho sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk.....Claro Gilda!!!! Beijos e muuuuuuito queijo....rsrsrs...Obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  6. Que delicia amei
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Analaice!

    Passando para lhe desejar um ótimo final de semana!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  8. Olá, Analice!
    Aprendi, também, o tal do espaguete alho e óleo, amo, mas descobri agora a forma certa de fazer, obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que achou e se deu certo Maria Teresa!!! Bjs...

      Excluir
  9. Perdoe, Analaice!
    Escrevi seu nome errado...
    Feliz e abençoado final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, não tem problema,muita gente escreve assim também!!!!rsrsrs....Bjs e obrigada pelo carinho!!!

      Excluir

Obrigada por seu recadinho!