Seguidores

Páginas

domingo, 27 de setembro de 2015

Bolo da Analaice, adaptação do bolo para microondas...

Dia desses comprei um leite integral (confesso que prefiro os semi desnatados ou desnatados porque não gosto das natas que os integrais formam em maior quantidade quando esquentamos com café)...mas acabei comprando o integral mesmo, na correria $$$$ ...rsrsrs....

O fato é que quando fui tomar meu cafezinho com leite que eu adoro, percebi que depois de quente ficou meio esquisito, parece que mais grosso...O gosto estava bom...Mas já fiquei meio cismada e danada comigo mesma porque comprei integral e não desnatado... Quando fui tomar novamente, pela manhã, deixei ferver e ficou mais grosso ainda e não tomei...Resolvi ligar para o SAC da empresa e passar o número do lote para saber se havia algo de errado. A atendente pegou todos os dados e me informou que foi no processamento (UHT), que pode ter havido algum problema que ocasionou a separação das proteínas do leite, com um monte de termos técnicos que não vêem ao caso, mas enfim o principal: o leite não faria mal porque não era estragado e sim erro no processamento, antes do envase. 

Como o leite estava saudável, fiquei com dó de jogar fora, mas para tomar com leite, que é como eu gosto, também não dava, porque estava parecendo consistência de iogurte. 

Resolvi então fazer um bolo  com o leite grossinho que havia sobrado...





 A receita que usei foi uma que peguei no Programa Note e Anote (na época em que a Cátia Fonseca ainda era da Record), faz teeeeempooooooo.....rsrsrs....mas é muito boa e está anotada no caderninho famoso que já mostrei outro dia...rsrsrs.... 

Dei uma adaptada...

Ingredientes:

3 ovos
2 colheres(sopa) de margarina
1 copo de iogurte natural (coloquei o leitinho grosso em substituição)
1 xícara e meia (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Algumas gotas de essência de baunilha, eu usei essência de coco
1 xícara (chá) de geleia (melhor vermelha) para untar o refratário caso vá fazer no microondas. Eu untei a forma com margarina e salpiquei com farinha de trigo, porque assei no fogão.Não usei geleia.

Modo de Fazer

A receita manda bater as claras em neve, reservar. Bater as gemas com o iogurte, a margarina, o açúcar, a essência. Acrescentar a farinha de trigo, o fermento e por último as claras em neve delicadamente...

Se for fazer no microondas passar a geleia bem gelada num refratário e levar para assar na potência 80% por  7 a 8 minutos. Vai depender de cada microondas, o meu leva 8 minutos na potência 100%. O melhor é dar uma olhada no sexto minuto e ir verificando para não ficar cru e nem ficar borrachudo... Após assar, deixe esfriar e depois desenforme. Já sai com cobertura, por isso a cor vermelha fica mais bonita. Fica fofinho e super gostoso, eu já fiz assim também, vale a pena...

No caso deste bolo da foto, bati tudo junto, inclusive as claras. O  fermento misturei por último. Coloquei na forma a massa branca, deixei um pouquinho na bacia e acrescentei uma colher (de sopa) de chocolate em pó (não achocolatado), misturei bem e coloque por cima fazendo um efeito mármore ou frapê, como alguns preferem chamar. Assei direto no fogo (tenho uma forma própria para isto e é maravilhosa, chama-se Vigorosa e tenho há mais de 20 anos - não estou ganhando nada com a propaganda, mas é que ela vale a pena mesmo, ainda dá para assar pizza e linguiça).

Voltando ao bolo, servi com doce de abóbora e o moranguinho para enfeitar a foto...




 Ah para o doce de abóbora, cozinhei  metade da abóbora moranga sem casca, cortada em pedaços, no microondas. Retirei e acrescentei a mesma quantia de açúcar junto com canela em pau (não coloquei nem cravo e nem coco, mas se quiser pode colocar) e levei ao fogo até derreter o açúcar e chegar neste ponto...

Delícia!!! 

Simples assim, rapidinho do jeito que eu gosto....

Este bolo fiz a 1 mês atrás mais ou menos, mas ainda não tinha mostrado para vocês, tem também um outro que fiz e ainda não mostrei, que é o bolo Hulk (depois conto o motivo), mas ficará para outra oportunidade.

Beijos...


16 comentários:

  1. Oi Ana, que delicia de bolo, adorei o doce de abóbora, os dois juntos deve ficar uma maravilha!
    Boa semana, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Analaice!

    Você fez bem em ligar para o SAC... E o resultado disso tudo foi melhor ainda! Que bolo lindo!! Eu também adoro comer bolo acompanhado de um doce / geléia...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cris, bolo com doce é muito bom...Beijos...

      Excluir
  3. Tudo prático e delicioso!!!Adorei as dicas e as receitas,agora vamos aguardar o Bolo Hulk,certamente mais delicia.Bjs querida amiga e uma excelente semana com as bênçãos de Deus!!!Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Hummm, a cozinha da dona Analaice tem funcionado mesmo. Só delícias no post!
    E todos agradeceram com certeza o defeitinho do leite. Acertei amiga? kkk
    Bjsss e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk....É Dinha, culpa sua que fica incentivando com tanta coisa gostosa...Beijos...

      Excluir
  5. Oi Ana, que delicia de bolo amiga, ainda bem que deu para aproveitar mesmo o leite estando assim, eu admiro vc amiga, pois teria jogado fora, não teria essa ideia de ligar para o sac... Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já tinha tomado um pouco antes fiquei com medo...rsrsrs....No bolo ficou ótimo...Super fofinho...Beijos...

      Excluir
  6. Oi Analaice! Voltando de minha cirurgia resolvi colocar a casa em dia, hehehe.... Eu também prefiro o leite desnatado e adoro um café com leite!!! Boa ideia de colocar o leite com erro de processamento em um bolo, tudo se aproveita!!! Um abraço, Lola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo e já está bem!!! Bjs e volte sempre!!!!

      Excluir
  7. Cresci tomando o leite integral, mas depois que casei comecei a experimentar os desnatados e não me separo mais, mas hoje em dia tomo o sem lactose pra evitar uns graminhas rs!
    Também sou muito cismada com esse tipo de coisa, mas eu ao contrario de você teria jogado o leite fora, ainda bem que você teve a sabedoria de utiliza-lo de uma outra forma.
    Esse bolo deve ter ficado uma delicia, a aparência está ótima vou ficar aqui babando aqui rs!
    bjussss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou ótimo mesmo, modéstia à parte...kkkkk...Bjs...

      Excluir
  8. Oi Analaice!

    Depois dos comentários das meninas, vem o da mãe... Hehehe Adoro comer uma fatia de bolo com um café, na primeira hora do dia... Mas, tomo café preto... Acho que combina mais com o bolo... Kkkkk
    Para responder o que você me perguntou, aí vai a ficha completa... Tenho três filhas, as três moram em Canela/RS. A mais "velha é a Mariana (36), mãe da Marina (3), a segunda é a Carolina (33), mãe da Antônia (2) e a caçula é a Cristina (26). Portanto, são parecidas, mas não são gêmeas... Eta mulherada!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita como sou xereta não é mesmo??? Desculpe a xeretice, mas fiquei curiosa porque são mesmo parecidas, mas a Cris e a Carolina são quase iguais....kkkkk....Beijos...

      Excluir

Obrigada por seu recadinho!